Por Ana Carolina Amorim

Maior complexo hospitalar privado de Uberlândia realiza ação interna para conscientizar sobre a importância de higienizar as mãos

De acordo com a Associação Nacional de Biossegurança (Anbio), cerca de 100 mil pessoas morrem anualmente em decorrência de infecções hospitalares no Brasil

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 234 milhões de pacientes são operados por ano em todo o mundo. Destes, um milhão morre em decorrência de infecções hospitalares e sete milhões apresentam complicações no pós-operatório.

Para discutir estratégias de prevenção às infecções hospitalares, o Santa Genoveva Complexo Hospitalar organiza nos dias 23 e 24 de maio uma ação entre os colaboradores, cujo tema é: “O cuidado está nas suas mãos”.

Segundo a enfermeira do Santa Genoveva, que é especialista em administração hospitalar e na prevenção e controle das infecções hospitalares, Rejane Aparecida de Souza Carrijo,  as infecções hospitalares continuam sendo um grande desafio para a saúde em todo o mundo, pois, prolongam o tempo de internação, aumentam os custos hospitalares e as taxas de mortalidade, além de contribuir para o sofrimento vivenciado pelo paciente e seus familiares.

“Precisamos ter em mente que a forma mais simples e efetiva de evitarmos a transmissão de infecções em ambientes hospitalares é por meio da higienização das mãos, que pode ser realizada com o uso de água e sabão ou por meio de preparação alcoólica. É uma medida simples, rápida, de baixo custo e muito importante na prevenção e controle das infecções. Essa recomendação vale tanto para profissionais de saúde, quanto para visitantes e, também, pacientes”, afirma Rejane.

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar

O SCIH do do Santa Genoveva Complexo Hospitalar conta com equipe de enfermagem, médicos infectologistas e um assistente administrativo. Estes profissionais são responsáveis por executar as ações estabelecidas anualmente no Programa de Controle das Infecções Hospitalares (PCIH), estas ações contemplam: orientações diárias sobre as diretrizes de prevenção das infecções no âmbito hospitalar, uso racional de antimicrobianos, capacitações, monitoramento e avaliação da realização da higienização de mãos pela equipe, dentre outras ações necessárias.

O SCIH promove campanhas educativas com o objetivo de conscientizar profissionais, pacientes, acompanhantes/visitantes quanto à prática de higienização das mãos com foco nos cinco momentos que foram estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde.

Programação

O que? Ação “O cuidado está nas suas mãos”

Quando? 23 e 24/05 (quinta e sexta-feira) – das 15h às 16h

Onde? Corredor da farmácia do Santa Genoveva Complexo Hospitalar – AV. Vasconcelos Costa, 962

Fonte: Prelo Comunicação