Tags

, , ,

maxresdefault

Ao aproximar o mês de janeiro, nós romarienses e os devotos de Nossa Senhora da Abadia que já conhecem a rotina do Santuário de Romaria, se preparam e esperam pelo tradicional encontro de Folias de Reis.

Esse encontro é realizado todos os anos no Santuário, no segundo domingo de janeiro. Nesse ano de 2016, será realizado o 39º Encontro.

Esse encontro teve início no ano de 1977, quando Padre Estanislau de Melo Ferraz, mais conhecido como Padre Lalau, então padre em Romaria, incentivado pelos novos valores doutrinários da Igreja Oficial, organizou encontros de folias de reis, congados, catupés, moçambique e marujos.

A aceitação dos encontros por parte das camadas populares de inúmeras cidades da região foi tamanha que o primeiro encontro foi realizado com a participação de diversos grupos e em eventos posteriores o número aumentou significativamente.

Com isso, os encontros posteriores foram divididos em dois eventos: o primeiro, no segundo domingo de janeiro, passou a ser exclusivamente das folias de reis; o segundo, realizado no último domingo de maio, previa a participação dos ternos de congados, catupés, moçambiques e marujos.

O encontro cresceu e se multiplicou, e através dessa festa de Romaria, nasceram outros encontros na região, como os da cidade de Indianópolis e Monte Carmelo.

Antes, no início, servia-se para os foliões e devotos, pão com carne, atualmente são servidas fartas refeições para todos os presentes. Para se ter uma ideia, da grandiosidade da festa, no ano de 2015, foram servidas cerca de 16 mil refeições, que foram feitas por festeiros e devotos de Santos Reis.

folia_de_reis_romaria

O cardápio é bem típico da cozinha mineira, além de bem variado. Geralmente é servido arroz, feijão, tutu, carne de vaca cozida, carne de porco cozida, almondegas, frango no molho, batatinha cozida, mandioca, salada, macarrão, entre outros.

É uma festa muita linda, onde os foliões anunciam o Evangelho e as pessoas demonstram sua fé em Santos Reis compartilhando alimentos e serviços, fazendo almoço para outras pessoas.

Viva Santos Reis! ❤