Durante o mês de agosto, as estradas com destino a cidade de Romaria ficam lotadas de fiéis que vão a pé até Romaria para pagar suas promessas, agradecer ou pedir bençãos.

O caminho oferece muitas dificuldades, por isso é necessário uma preparação e alguns cuidados durante o trajeto, pois além do sol que é forte nesse período, o tempo seco, por estar na estrada, tem mais um perigo: veículos e motoristas que não respeitam os romeiros na estrada, trafegando com alta velocidade.

Para caminhar com segurança e chegar bem ao santuário, darei algumas dicas que fui acumulando durante os cinco anos de caminhada. Nesse ano de 2015, se Deus e Nossa Senhora da Abadia quiser, no dia 01 de agosto, farei a 6ª caminhada com destino a Romaria.

Eis algumas dicas:

* Não vá para a estrada sem uma preparação anterior. O caminho é bem desgastante, por isso é importante seu corpo estar preparado. Faça caminhadas por no mínimo três meses antes da caminhada e vai aumentando o ritmo para um melhor aproveitamento na caminhada.

* Não faça o trajeto na correria. Mantenha um ritmo próprio e não acelere muito no início, pois seu corpo ainda não estará desgastado, mas irá sentir mais para o final da caminhada. Mantenha um ritmo, devagar e sempre.

* Faço o trajeto no período da manhã, pois a visibilidade é maior, mas se não conseguir finalizar, use roupas claras para uma maior visibilidade dos motoristas, além do uso de faixas refletivas e lanternas.

* Dê preferência a roupas claras e leves que irão absorver melhor o calor.

* Prefira tênis confortáveis e que você já está acostumado a fazer suas atividades. Nada de comprar e estreiar um tênis no dia de sua caminhada, pois o mesmo pode te machucar e prejudicar sua peregrinação.

* Uma dica para deixar o tênis mais confortável e não dar bolhas nos pés é colocar absorventes dentro do tênis. Muitas pessoas já usam essa técnica.

* Ande sempre pela esquerda, com sentido a Romaria, ou seja, sempre no sentido contrário do fluxo.

* Se hidrate durante o caminho, tomando muita água, pois ajuda a combater o cansaço também.

* Use boné, chapéu e protetor solar.

Com essas dicas é possível amenizar um pouco das dificuldades encontradas no caminho, mas com fé, conseguimos e chegaremos até os pés de Nossa Senhora da Abadia em seu Santuário.

Boa caminhada a todos!

Anúncios