Na quinta-feira da Semana Santa, revivemos na Santa Missa a Instituição da Eucaristia, demonstrando o amor de Jesus por nós, que nos permite conviver com sua presença através de seu corpo e sangue. É um dos dias mais importantes para a Santa Igreja.

Além disso, nessa missa vivemos duas virtudes lindas, ensinadas por Cristo e que deveriam ser seguidas pela humanidade no dia a dia: a instituição do mandamento do amor e demonstração de que devemos servir ao irmão, sempre, sendo humildades e bondosos de coração.

O mandamento do amor é instituido quando Jesus demonstra seu amor por nós instituindo seu corpo e seu sangue para que possamos sempre estar junto de Ti. Além disso, ao reunir seus apóstolos e estar disposto a dar sua vida por nós, demonstra uma atitude somente de quem age com amor. Quando pede aos discípulos: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado” mostra que quer que esse amor se perpetue e que sejamos capazes de amar o próximo.

Ao lavar os pés dos apóstolos, Jesus mostra que independente de nossa posição, devemos ser humildes e sempre servir o próximo. Olhando com o olhar da sociedade nos tempos atuais, essa atitude seria “inaceitável”, onde um líder “se humilha” e lava os pés de seus seguidores, mas para Jesus isso não é humilhação, mas sim exaltação, pois “os humilhados serão exaltados”.

Se a humanidade tivesse essa quinta-feira sempre como exemplo em suas vidas, com certeza teríamos um mundo bem melhor, com mais amor e olhar de bem ao próximo.

Anúncios