Em junho de 2013 após ver uma entrevista no jornal regional MGTV 1ª edição, da Rede Globo, com os criadores do grupo na rede social Facebook “Reza a lenda que em Araguari”, onde foi criada uma rede de memória viva onde moradores, familiares compartilham fatos, fotos, histórias e curiosidades sobre a cidade de Araguari e assim descobri que um primo que teve a idéia de criar esse grupo com a intenção de não deixar a história acabar.

Após essa entrevista em conversa pela rede social, disse ao mesmo que a idéia era ótima e que também poderia ser aplicada na cidade de Romaria, visto pela grande história que a cidade possui desde o seu surgimento e além disso uma cidade que possui tanta tradição, festas populares, visitantes o ano todo e muita história para contar. Sugeri que fosse criado pela mesma pessoa que criou o grupo da cidade de Araguari, mas ele pediu para que eu criasse, pelo vínculo que possuo com a cidade (nascida e criada lá) e por ter uma paixão enorme por essas histórias e curiosidades da cidade.

Com isso foi criado em junho de 2013, na rede social Facebook, o Grupo Reza a Lenda que em Romaria/Água Suja com o intuito de reunir pessoas da cidade de Romaria, romarienses ausentes e pessoas que fazem parte da história da cidade e tem histórias para contar. No inicio as pessoas foram sendo convidadas a participar, mas agora a adesão é feita pelos próprios usuários que solicitam para participar do grupo e compartilhar suas experiências, histórias, causos, fotos, vídeos, entre outros.

A adesão foi boa tanto que em menos de dois meses de criação o grupo tem 113 membros e muitas pessoas entenderam o espírito e intuito do grupo, principalmente os romarienses ausentes que não mais moram em Romaria, mas sentem saudades e gostam de ver algo sobre sua terra natal. Prova disso é que diariamente são postadas fotos (antigas e atuais) da cidade, uma história, algum “causo”, fotos de pessoas, tudo girando em torno de Romaria e suas tradições. Além disso, as pessoas comentam as publicações do grupo gerando uma interatividade entre os membros e acima de tudo um compartilhamento de informações que para muitos até então eram desconhecidos.
Diariamente publicações são feitas na página pelos membros do grupo. A publicação sempre começa com o nome do grupo, por exemplo, a primeira publicação do grupo: “Reza a lenda que em Romaria/Água Suja tudo se iniciou por volta de 1867 com a descoberta de diamantes na região, foi criado o povoado de Água Suja, devido as águas sujas do rio em que se realizava o garimpo (…)” Com isso, os fatos são contados como se fossem histórias, criando uma grande história em rede, composta por vários personagens e diferentes visões, mas todas girando em torno da história e cultura de Romaria. 

O principal ideal do grupo é gerar essa rede de memória para que cada vez mais as pessoas conheçam Romaria não somente pelo que passa na TV, mas que conheça suas histórias, suas origens, suas tradições, raízes e essências. 

Em janeiro/2014 foi feita uma enquete no grupo e decidiu que o grupo também poderia se tornar uma fan-page, sendo criada assim a página “Reza a Lenda que em Romaria/ÁguaSuja”, que possui o mesmo formato e intuito do grupo, mas com a página fica-se mais fácil atingir outros objetivos e novos formatos.
Quem quiser curtir, acompanhar a página, basta curtir no Facebook no endereço: