Notebooks, Netbooks, Tablets, All-in-One, Desktops, Smartphones, Tantos gadgets diferentes com funções tão parecidas acabam nos deixando confusos. Pra falar a verdade, até o público especializado fica meio confuso com tanto gadget diferente. Então, para desmistificar o assunto de uma vez.
Entendendo um pouco sobre o funcionamento e as limitações de cada um, pelo menos, você poderá escolher com mais facilidade aquilo que responde melhor às suas expectativas. Por exemplo: Comprar um smartphone pode não resolver o seu problema se o seu caso for trabalhar com textos grandes; mas pode ser a sua solução para ler todos os e-mail recebidos assim que chegarem à sua caixa postal.
Agora chega de papo e vamos ao que interessa: Quem é quem nessa história toda?

Desktops

Os desktops são os famosos computadores de mesa. É formado por vários componentes: teclado, mouse, monitor, gabinete (também conhecido como “torre”, e erroneamente chamado de “CPU”) e demais periféricos.
As vantagens do desktop estão no baixo custo das peças, na facilidade de atualização (upgrade) e reparo, baixo custo de manutenção, e ainda costumam ter um desempenho bem melhor que os notebooks (já que as peças maiores acabam saindo mais baratas que as dos notes).
As desvantagens são: Ocupa bastante espaço, não há portabilidade (vai ficar carregando ele por aí?), alto consumo de energia e um monte de cabos espalhados atrás do rack.
Os desktops são ideais para escritórios, escolas e secretarias pelo seu baixo custo e por sua manutenção fácil, além de ser ótimo para pessoas que gostam de jogos virtuais, por sua facilidade de expansão e upgrade. Também é recomendado para quem quer apenas um computador consistente para a casa e que não precisa ficar levando o computador para todo lado.

All-in-One

AIO ou All-in-One é o nome dado àquele computador que tem todos os seus componentes montados em uma peça só. Assim como os desktops, eles são voltados para pessoas que não precisam tanto de um computador portátil, mas que são organizadas e não gostam daquele monte de cabos espalhados dentro de casa.
A maioria dos AIOs vem com TV integrada, o que torna esses aparelhos ideais para pequenas salas de estar, quartos e outros ambientes.
Dentre as vantagens dos AIOs estão principalmente a facilidade de instalação do computador (é só plugar na tomada e usar) e no número reduzido de cabos.
As desvantagens estão no preço, na dificuldade de atualização (alguns possuem muitas peças de notebooks) e na pouca quantidade de configurações disponíveis.
Os AIOs são ideais para quem quer um computador fácil de instalar, com TV integrada e que ocupe pouco espaço em casa, mas não servem para quem exige muita portabilidade. Além disso, geralmente eles possuem um design bonito e são ótimos para economizar espaço.

Notebooks

Os notebooks, carinhosamente chamados de notes, são praticamente desktops portáteis. Geralmente eles tem drive de CD/DVD ou Blu-Ray e possuem quase a mesma potência dos computadores de mesa. Hoje em dia, o preço desses aparelhos está bem próximo ao dos desktops, mas com a vantagem de serem portáteis. Já é possível encontrar notebooks com desempenho fantástico.
A principal vantagem dos notebooks é rodar praticamente todos os programas que um desktop, com um tamanho bem reduzido, além de não precisar estar ligado na tomada 24 horas por dia.
A desvantagem é que nem sempre dá pra encontrar um notebook com uma boa configuração para usos específicos. Além disso, sua manutenção deve ser feita por pessoas especializadas – e geralmente custam bem mais. Mas para quem precisa de um computador pra levar para cima e para baixo sem dispensar um bom desempenho, o notebook é a melhor opção.

Netbooks

A própria definição de netbook é confusa, mas comumente eles são menores e mais leves que os notebooks. Eles possuem uma ótima duração de bateria, mas infelizmente não vêm com drive de CD ou DVD – e geralmente, também por causa do tamanho, seu desempenho é sacrificado.
As vantagens dos netbooks são: baixíssimo peso, portabilidade, duração da bateria e preço baixo.
As desvantagens são: tela e teclado em tamanhos reduzidos, baixo desempenho, ausência de drive de CD/DVD e dificuldade de manutenção.
Netbooks são indicados para pessoas que precisam de um notebook leve e pequeno para tarefas simples, como navegar na internet e editar textos. Mulheres, estudantes, palestrantes e pessoas que viajam muito certamente devem considerar a compra de um netbook, mesmo que este seja seu segundo computador.

Tablet PC

Tablet PC nada mais é que um notebook com touchscreen.
As vantagens dele são: touchscreen (tela sensível ao toque) e bom desempenho.
As desvantagens são: preço alto e a dificuldade de encontrar um tablet com boas configurações à venda.
São recomendados para pessoas que fazem questão de touchscreen mas não querem abrir mão do bom desempenho de um computador e dos programas para o Windows ou Linux.
Pelo alto custo, esse tipo de computador (por enquanto) só é indicado para quem realmente precisa do touchscreen, como profissionais que trabalhem com desenhos tridimensionais ou arte gráfica.

Tablets


Os tablets são computadores portáteis, sem teclado ou mouse, mas com tela touchscreen. O mais famoso, o iPad, por exemplo, possui uma tela muilti toque, com reconhecimento de gestos, como o movimento pinçado para operar o zoom.
A diferença deles para os netbooks está na arquitetura. Enquanto o notebook e netbook são baseados em processadores x86 (que dá para instalar Windows, Linux e rodar programas para essas plataformas), os tablets são baseados em processadores ARM, com sistemas operacionais parecidos com a de celulares.
As vantagens são : tamanho reduzido, touchscreen, boa duração de bateria, facilidade de uso e portabilidade.
As desvantagens são: impossibilidade de upgrades nas peças internas (hardware), e a incapacidade para mudar de sistema operacional ou instalar programas feitos para PCs.
Tablets são mais adequados para pessoas que gostam de jogos ou para quem desejam estar sempre conectadas a internet, mas não acha o netbook portátil o suficiente. De qualquer forma, sua arquitetura, sem teclado nem mouse, dificulta a realização de algumas tarefas mais simples, como escrever textos grandes ou realizar tarefas que exijam tempo. Por outro lado, ele é fantástico para quem gosta de ler muita coisa e para consultas rápidas e frequentes na internet – em qualquer lugar.
Smartphones
O último ítem da nossa lista é o chamado smartphone, um telefone com centenas de funções – e até lojas de aplicativos. Geralmente eles funcionam como “mini tablets” que fazem ligações telefônicas.
O iPhone, por exemplo, é como um iPad reduzido, só que capaz de realizar ligações telefônicas. Alguns smartphones possuem, além da tela touchscreen, um teclado QWERTY. Eles são ideais para quem quer um telefone celular e adora ficar conectados à internet 24 horas por dia.
Na verdade, o smartphone pode ser considerado um telefone com funções de computador. Geralmente eles acessam a internet tanto pelo Wi-Fi quanto pelo 3G, e possuem aplicativos diversos, como visualizador de documentos (Word, PowerPoint e Excel, inclusive), jogos e organizadores pessoais , dentre vários outros.
As vantagens dos smartphones são: Hiper-portabilidade, possibilidade de fazer ligações telefônicas e facilidade de uso.
As desvantagens são: Tamanho pequeno e preço elevado, principalmente no Brasil.
Agora que você já entendeu as diferenças entre eles, pode começar a pensar em qual gadget comprar.
Anúncios