Na próxima terça-feira, dia 1º de maio, às 10 horas no ginásio Marista Diocesano, dom Paulo Mendes Peixoto toma posse como novo arcebispo de Uberaba, nomeado por Bento XVI em 07 de março último. O momento é de grande alegria e esperança do clero e fiéis de toda a Arquidiocese.

 

 

Natural de Imbé de Minas e bispo de São José do Rio Preto – SP, desde 2006, dom Paulo Peixoto será o sétimo bispo e quarto arcebispo na história centenária da Arquidiocese de Uberaba. Ele chega à cidade no domingo à noite e na segunda (30 de abril) última preparativos para a posse no dia seguinte.

 

Como será a posse?
A cerimônia de posse, no ginásio do colégio Marista, começa às 9h30min, quando dom Paulo Peixoto será recebido com o toque do hino Pontifício, executado pela Banda de Música do 4º BPM. Em seguida, o Coral Mater Salvatoris, sob regência de padre Fabiano Roberto Santos, recepciona os fiéis e convidados.

 

A celebração começa pontualmente às 10 horas, inicialmente presidida por dom Roque Oppermann. Após saudações, é feita a leitura de documento onde o Santo Padre nomeia dom Paulo como novo arcebispo de Uberaba, sendo o mesmo apresentado ao Colégio de Padres Consultores para conferência.

 

Na seqüencia vêm os dois gestos que mais simbolizam a celebração de posse de um arcebispo. No primeiro, dom Roque entrega o báculo a dom Paulo Peixoto e diz “você agora é o pastor”, depois convida o novo arcebispo para que assente na cátedra, simbolizando que a partir de então dom Paulo é o chefe de nossa Arquidiocese.

 

Assim, dom Roque se afasta e dom Paulo Peixoto, empossado como arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Uberaba, passa a presidir a celebração que segue os ritos normais. Antes, porém, o clero cumprimenta o arcebispo, manifestando sua alegria e esperança com o novo pastor.

 

Ao final, leigos, representantes dos presbíteros e autoridades saúdam dom Paulo Mendes Peixoto.

 

Para a celebração são esperadas mais de 5 mil pessoas. Só das 19 cidades ligadas a Arquidiocese uberabense estão confirmadas cerca de 80 caravanas. Além disto, são esperados familiares e amigos de dom Paulo oriundos das cidades de Caratinga, Almenara, Imbé de Minas, Belo Horizonte e São José do Rio Preto, dentre outras. De colegas de episcopado são esperados cerca de 20 bispos, dentre eles o cardeal dom Odilo Sherer – arcebispo metropolitano de São Paulo e dom Walmor Azevedo – arcebispo de Belo Horizonte.

 

Do mundo civil estão confirmadas as presenças de vários prefeitos e vereadores da região, deputados e o representante do governador Antônio Augusto Anastasia.

 

 

Rubério Santos / Assessor deImprensa
Uberaba, 27 de abril de 2012
Anúncios