Imagem do Google
Em 18 de abril comemoramos o Dia de Monteiro Lobato, dia de seu nascimento. Monteiro Lobato além de ser grande escritor, ter ganhado grande destaque com a literatura infantil, sempre foi ligado a lutas políticas, se preocupava muito com a educação de nosso país e era muito preocupado e um grande defensor do petróleo nacional.

Para homenagear esse grande homem, copiarei aqui algumas frases desse grande gênio brasileiro.

“Assim como é de cedo que se torce o pepino, também é trabalhando a criança que se consegue boa safra de adultos. “

“A mulher não é inferior nem superior ao homem. é diferente. No dia em que compreerdemos isso a fundo, muitos mal-entendidos desaparecerão da face da terra.”

“A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem.”

“O verdadeiro amigo de um pintor não é aquele que o entontece de louvores; mas sim o que lhe dá uma opinião sincera, embora dura, e lhe traduz chãmente, sem reservas, o que todos pensam dele por detrás.”

“O certo em literatura é escrever com o mínimo possível de literatura. (…) a mim me salvaram as crianças. De tanto escrever para elas, simplifiquei-me.”

“A primeira vítima da televisão vai ser a velha e boa Saudade, que no fundo é filha da Lentidão e da Falta de Transportes. A saudade desaparecerá do mundo. Em breve futuro a palavra ‘longe’ se tornará arcaísmo.”

“Há dois modos de escrever. Um, é escrever com a idéia de não desagradar ou chocar ninguém (…) Outro modo é dizer desassombradamente o que pensa, dê onde der, haja o que houver – cadeia, forca, exílio.”

Anúncios