Com certeza podemos definir o ano de 2011 como um ano de grandes e importantes conquistas para as mulheres brasileiras. 

Logo no início do ano uma das maiores conquistas, foi a posse da presidente Dilma, um marco na história de nosso país e principalmente na luta das mulheres por seus direitos e igualdade com os homens perante a sociedade.

Segundo pesquisas divulgadas a participação feminina em cargos de gerência e diretoria aumenta em áreas que antes eram vistas como redutos masculinos com pouca presença de mulheres. Prova disso é que em 2009 apenas 23% das contratações na área de Finanças para cargos de gerência e diretoria eram preenchidas por mulheres. Esse número aumentou para 40% em 2011.

Mesmo com essa grande conquista, ainda temos muito a conquistar, como o salário que ainda tem grandes diferenças se comparado com os homens, mesmo executando os mesmos trabalhos. A única capital brasileira onde as mulheres ganham igual e até mais que os homens é Brasília. Uma justificativa, seria que na capital a maioria dos cargos criados são decorrentes de concurso público e como as mulheres possuem em média mais anos de estudos que os homens, elas são maioria entre os aprovados.

O ano de 2011 foi um grande de grandes conquistas para as mulheres e que em 2012 nós consigamos melhorar ainda mais essa situação e que melhore cada vez mais a inserção e a posição da mulher no mercado de trabalho.